Festival de cinema ao ar livre para amantes de bike

festival bicicleta

É tempo de Rocky Spirit, maior festival de cinema ao ar livre do Brasil. No próximo fim de semana, 15 e 16, será a vez de São Paulo, no Parque Villa Lobos. O Rio terá sua vez no início de setembro, dias 5 e 6, na Lagoa. São 27 filmes inéditos (22 estrangeiros e 5 nacionais) sobre esporte, muitos deles do jeito que a gente gosta aqui no DE BIKE, ​com a bicicleta como tema e personagem (veja a lista mais abaixo no post). A entrada é gratuita. Neste fim de semana, o horário é de 17h30m a 22h.

Um dos dos filmes do festival é “The Thousand Year Journey” (A Jornada de Mil Anos), produção boliviana com duração de 5 minutos e direção de Kenny Laubbacher. Conta a história de Jedidiah Jenkins, que largou o emprego que amava para pedalar do Oregon (EUA) até o ponto mais austral da Patagônia. Seu amigo e videomaker Kanny Laubbacher esteve com ele no caminho durante um mês e meio para perguntar por quê. O filme é uma ode às viagens e às aventuras. Como diz Jenkins, o objetivo é “transformar os seus 100 anos neste planeta em 1000”.

OUTROS FILMES DE BICICLETA NO FESTIVAL

“Beat Down” (Surra)

2014 / EUA

Duração: 4 min

Direção: Anson Fogel

Quando Anson Fogel tem uma ideia para um curta, todos param para ouvir. No ano passado, Anson Fogel chamou alguns amigos e disse: “Me encontrem no deserto, eu tenho uma ideia”. Sem hesitar, sua equipe se preparou no deserto de Moab, no Utah (EUA), e produziu um dos momentos mais adrenalizantes já exibidos no Rocky Spirit.

“Sufferfest 2” (Festival do Sofrimento 2)

2015 / EUA

Duração: 27 min

Direção: Cedar Wright

Nesta continuação do documentário Sufferfest, exibido pelo Rocky Spirit 2014, os escaladores Cedar Wright e Alex Honnold mostram mais uma vez todos os perrengues de uma expedição ambiciosa. Desta vez, a dupla decide conquistar 45 picos espalhados pelos desertos do oeste dos EUA em duas semanas, usando a bicicleta como meio de transporte entre eles.

“Taxco Urban Downhill” (Downhill Urbano em Taxco)

2014 / México

Duracão:  4 min

Direção: Kelly McGarry

O neozelandês Kelly McGarry é um apaixonado por bikes e por downhills há quase duas décadas. Neste curta, ele desce com sua bike a toda velocidade em uma linha urbana no meio de becos de paralelepípedos na Taxco Urban DH, uma competição de downhill que reúne todo ano os melhores da modalidade.

“Trail Hunter” (Caçador de Trilhas)

2014 / EUA

Duração: 9 min

Direção: Matt Hunter, Matt Miles

Matt Hunter é um mountain biker profissional que viaja o mundo em busca de trilhas insanas, de preferência acompanhadas por experiências culturais únicas. E ele encontra tudo isso em um países que nunca é lembrado por suas trilhas e potencial para a aventura: o Japão.

“Dark Woods BMX” (BMX na Floresta Escura)

2014 / Inglaterra

Duração: 3 min

Direção: George Marshall, Will Evans

Em algum lugar nas profundezas de uma floresta escura em South Wales, no Reino Unido, os ciclistas de BMX Drew Benzanson e Morgan Wade construíram seu playground dos sonhos, com rampas, paredes e obstáculos ideais para desafiar a física com manobras insanas.

“View from a Pedal Buggy” (Visão de um Buggie Pedalável)

2015 / EUA

Duração: 10 min

Direção: Zach Voss

“Meu nome é Gregory Allen, e eu fabrico triciclos”. Gregory, a mente criativa por trás de uma pequena frota de triciclos pedaláveis, constrói equipamentos únicos e excêntricos que podem levar uma família inteira, andando em seu próprio ritmo. O resultado, mostrado em View from a Pedal Buggy, é uma comunidade que sabe apreciar os pequenos detalhes que tornam a vida bela.

“No Ordinary Passenger” (Um Passageiro Incomum)

2013 / Inglaterra

Duração: 8 min

Direção: Cabell Hopkins

Ganhador do Campeonato Mundial de Sidecar em 1953, Stan Dibben foi um protótipo do atleta extremo atual: ousado, talentoso e disposto a arriscar seu corpo em nome da velocidade. Neste filme, o britânico de 86 anos relembra as emoções e os perigos de sua antiga profissão – uma empreitada pós-guerra sem margem para erros que entrou para os livros de história.

“Marcelinho – Lugar BMX”

2015/ Brasil

Duração: 2 minutos

Direção: Romero Rodriguez

O paranaense Marcelo de Vries tem apenas 18 anos e passou sete deles em cima de uma bike de BMX. Este curta o apresenta praticando suas modalidades favoritas, o dirt jump e o street park, em Joinville (SC). Independentemente do tipo de pista e apesar da cara de moleque, Marcelinho voa alto e mostra que ainda vai longe.

MAIS SOBRE O ROCKY SPIRIT

Nesta quinta edição, a expectativa de público é de quinze mil pessoas em São Paulo, número quase quatro vezes maior que o da primeira vez. Na Terra da Garoa a abertura da festa terá a Banda Suricato ao vivo; na dita Cidade Maravilhosa, o show ficará por conta da Banda Devir.

Atletas e diretores de cinema radicais também marcarão presença. Lawrence Wahba (diretor de “Em busca de todas as manhãs do mundo”) e Rafael Duarte (montanhista, diretor e protagonista do filme “Whiteout”) vão compartilhar experiências no Parque Villa-Lobos. Na Lagoa é certo que Caio Afeto (slackliner e protagonista de “Espírito Livre”) e Andrew Lenz (idealizador e coordenador do projeto de escalada na Rocinha retratado no filme “Above de Alley, Beneath Sky”) estarão lá.

Para saber mais sobre o festival, acesse www.rockyspirit.com.br.

 

Fonte: De Bike – O Globo

Deixe um resposta

Patrocínio